sábado, fevereiro 11, 2012

Como abrir sua loja de camisetas estampadas




Olá, desejo que esteja tudo bem com você.

Você gostaria de abrir um negócio seu? Se você está lendo este artigo eu penso que sim.  Que tal produzir suas estampas e camisetas e vender seu estilo para as pessoas usarem? Você pode produzir camisetas de campanhas, promocionais, fashion Style, com a foto de pessoas famosas, bandas de rock e etc.  Onde você pode ser o seu patrão.
Vou apresentar para você duas ideias, formas, de trabalhar.




Primeira maneira de estampar suas camisetas.

você pode montar sua estamparia convencional.

 
Você precisará:
  1. comprar uma estampadora térmica (prensa térmica) de boa qualidade, que tenha garantia.
  2. comprar a matéria prima (camisetas de boa qualidade para estampar), 
  3. comprar uma impressora de alta qualidade gráfica e que funcione com bulk ink
  4. Comprar o papel transfer de boa qualidade para estampar seus desenhos
  5. Comprar tinta de boa qualidade para a impressora
  6. Saber trabalhar com Corel Draw, ou Photo Shop, ou Gimp, ou Ink Scape, etc; ou comprar as imagens ja prontas que podem ser encontradas com o fornecedor que te vendeu a prensa térmica.
  7. Ter um local físico onde você pode armazenar seus insumos, onde você possa trabalhar com o seu computador conectado a sua impressora e com espaço para você trabalhar com a prensa térmica, e lógico um local para estoque do seu produto acabado... você precisa pelo menos de um comodo da sua casa para isso e caiba isso tudo.
  8. Fazer uma planilha de custo de produção (insumos, energia elétrica, etc) para chegar ao preço final calculando seu lucro por peça, fora se você vai pagar comissão a alguém para ser seu vendedor.  Pode passar as peças com consignação, é bom ter nota fiscal de empreendedor individual pelo menos, assim você vai estar normalizado - veja o portal do empreendedor sobre "empreendedor individual".
  9. Para aumentar suas chaces de sucesso recomendo contato com o SEBRAE do seu estado, fazer alguns cursos, coisas afins.
  10. Você pode vender seu próprio produto para seus parentes, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, papagaio, periquito e conhecidos.  Pode até usar o slogan "ajuda aê" para aprimorar seu marketing pessoal (rsrs - brincadeirinha).
Possivelmente posso estar esquecendo de algumas coisas para acrescentar aqui.  Ufa, dá até cansaço pensar em tudo.
-->
Mas tudo bem, já pensei em fazer isso, é muito legal, é um bom projeto, eu faria se dispusesse de finanças para tal, sabe, comprar todo o equipamento e insumos (até que usar software para edição de imagens vetoriais e de fontes eu dou minhas cacetadas) e dispor de local para armazenar essas coisas.

Existem várias marcas de prensas térmicas de excelente qualidade a venda por aí, na internet mesmo você acha inúmeras, você até já deve ter visto pela TV em algum programa de auditório. Eu mesmo pesquisei os preços do equipamento e insumos, tem máquinas de vários tipos e preços, para todos os gostos, e tem até as que tem adaptador para estampar bonés também, gostei muito dessa.

Bom, eu fiz umas estimativas junto com meu sobrinho para começarmos um negócio juntos, por baixo calculamos que precisaríamos de no mínimo de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para começar, só de equipamento e frete (recomendação de um amigo meu, não compre máquina usada), íamos usar um quarto da casa do meu sobrinho, e nem calculamos o custo do transfer e as camisetas.

Ah, para estampar em camiseta de cor escura, imagem branca em fundo preto, tem que usar um outro papel junto do transfer, para que você tenha uma base branca, se não só dá para estampar em camisetas brancas ou de cores bem claras (amarelinho, cinzinha, azulzinho (azul bebê?)).  E com o papel de base branca é mais um custo a ser agregado no preço final do produto.  Pode ser até cansativo, mas se você faz com amor e se realiza, vai dar certo.

Você precisa conhecer bons fornecedores de camisetas, que não somente tenham qualidade de produto, mas que você possa ter um bom relacionamento comercial.  Relacionamento é tudo, como dizem: você pode até não ter dinheiro mas precisa ter crédito.

Se você começar sozinho ou com a família, ou amigos, você vai precisar ralar muito para alcançar seu mercado.  Você pode aproveitar os momentos de eleição para estampar camisas de propaganda politica fechando um  pacote com candidatos (tomara que ele te pague antes da eleição), dá para estampar uniformes também, é bem legal esse negócio, bolsas de pano, pijamas, moletons, roupas para ginastica, até estampar sandálias tipo havaianas, fica show, ah, roupas de bebê também.

Bom, por aí você vê que com uma máquina destas dá para fazer muita coisa boa e ter um bom rendimento no final das contas. Talvez não dê para ficar rico mas dá para ter uma vida mais regalada neste empreendimento.

Segunda maneira de estampar suas camisetas.

com um custo muito mais baixo e com muito menos trabalho

Você pode se cadastrar em um site de estamparia de camisetas e ter sua própria loja virtual com vitrine e tudo, onde o seu cliente pode escolher qual a cor e tamanho que deseja, se é modelo baby look, se é tradicional, qual das estampas que você disponibiliza, quantas camisetas ele quer, se quer pagar com cartão de credito, dividir no cartão, pagar no boleto com preço a vista, seu cliente nem precisa sair de casa pode usar a internet para visitar sua loja e recebe a compra em casa pela transportadora.
E você nem precisa controlar isso tudo, não é demais?

Você precisará:
  1. Ter um computador e uma conexão com a internet (nem precisa de impressora)
  2. Saber usar um software de edição de imagens vetoriais ou usar Photo Shop, ou Gimp, ou pode fotografar com sua câmera digital
  3. Saber manipular fontes, baixar fontes pela internet e instalar no seu sistema operacional preferido (só para constar uso Linux Fedora 15 e Gimp para fazer arte aqui em casa)
  4. Ter bom gosto (não copie, crie alguma coisa que seja exclusivamente sua)
  5. Estabelecer quanto você quer ganhar (comissão por venda)
  6. Ter uma conta no facebook,  twitter, orkut, linked in, e até youtube para postar vídeos das camisetas com uma musica bem legal ao fundo. Coloque no seu blog também.
Então, deu para ver como é bem menos trabalhoso e menos oneroso? Nem precisa de espaço físico.  Seus clientes podem estar em qualquer lugar acessando sua loja pela internet.

Para fazer o marketing da sua loja virtual você vai usar as comunidades virtuais que você faz parte e assim divulgar, curtir, compartilhar e lucrar.  Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio.

Não se esqueça de usar as camisetas que você "estampa", você é a melhor propaganda do seu produto, isso vale tanto para o método convencional como para o digital.

Para você ter um exemplo de loja de virtual clique aqui e visite a minha loja de camisetas estampadas.  Ou veja minha vitrine ao final deste artigo.

Em uma outra oportunidade vou postar o passo a passo de como abrir a sua loja virtual.  Mas não se preocupe nesses tipos de sites eles explicam como você pode começar e como ganhar dinheiro com a loja.

Grande abraço e um beijo no coração.

Para complementar esse post veja também Estampando camisetas em casa e lucrando muito



Minha Vitrine Virtual